Como garantir que seu bebê durma quentinho no inverno?

Confira algumas dicas que vão ajudar a manter o bebê aquecido nos dias mais frios

Quem tem criança pequena em casa sabe como a rotina da família muda com a chegada de um novo membro na família. O uso de acessórios como o bebê conforto e o carrinho ajudam muito os papais e mamães, tanto dentro quanto fora de casa.

Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, é muito comum surgirem dúvidas sobre como manter o bebê aquecido, especialmente durante a noite. Afinal, como manter o ambiente confortável para o pequeno?

bebe dormindo
Como garantir que seu bebê durma quentinho no inverno? 2

Mantenha o ambiente aquecido

O Brasil é um país de dimensões continentais, por isso, as variações climáticas são muito particulares. Nas regiões norte e nordeste, por exemplo, não há maiores preocupações relacionadas à queda de temperatura.

Por outro lado, as regiões sul e sudeste podem ter quedas significativas de temperatura. No sul do país, algumas cidades chegam a registrar temperaturas negativas em determinadas épocas do ano.

Assim, a dica para os pais é que eles avaliem as necessidades e particularidades climáticas da sua região. Em locais mais frios, é interessante fazer uso de um aquecedor ou de um ar-condicionado.

No entanto, vale ficar atento: não é recomendado abusar do uso destes equipamentos já que o uso em excesso pode ser prejudicial. No caso do ar-condicionado, por exemplo, sabemos que ele tende a ressecar o ambiente, o que pode causar efeitos negativos no sistema respiratório.

Uma dica interessante é aquecer o quarto por algumas horas antes de colocar o bebê dormir. Assim que colocar a criança na cama, você pode desligar o aquecedor. Com as cobertas e mantas, ele se manterá aquecido durante toda a noite.

Escolha roupinhas e mantas de qualidade

A escolha das roupinhas certas pode fazer toda a diferença no inverno. Muitos pais escolhem colocar diversas peças na criança, criando o chamado “efeito cebola”. O problema disso é que muitas camadas de roupa podem não ser suficientemente eficientes para manter a criança aquecida.

Além disso, quanto mais roupas você colocar na criança, mais peças ficarão sujas e isso vai gerar um trabalho enorme na hora de lavar, secar e guardar.

Desta forma, a dica é que você dê preferência para peças térmicas, produzidas com materiais de qualidade. Naturalmente, você vai precisar fazer algumas camadas de roupas, porém, com materiais de qualidade, o bebê se manterá aquecido com menos peças.

Somado a isso, é importante dar uma atenção especial ao uso de mantas e cobertores. Aqui a regra é a mesma: opte por peças produzidas com material de qualidade e que garantam proteção térmica.

Em regiões mais frias do país é fácil encontrar lojas que comercializam produtos com proteção térmica.

Crie uma rotina antes de dormir

Se você quer ajudar a manter o seu bebê aquecido e confortável durante a noite, vale a pena considerar a possibilidade de criar uma rotina antes de dormir.

Organize essa rotina de acordo com a sua realidade e as necessidades da criança. Você pode dar um banho quente e já colocar o pijama. Depois, ele pode se alimentar e em seguida começar o soninho.

O banho e a alimentação ajudam a aquecer o corpo, por isso é recomendado que essas atividades sejam feitas já pensando na preparação para o sono.

Em cidades frias, a temperatura começa a cair no final do dia, por isso pode ser o momento ideal para começar os rituais do bebê.

Por fim, não esqueça que cada criança tem suas necessidades e as famílias devem criar rotinas que se adaptem a todos. Caso você tenha dúvidas ou dificuldades na manutenção do sono da criança, é recomendado conversar com o pediatra ou um profissional especialista no assunto.