Muitas leitoras do blog me questionam sobre os shakes para emagrecer. Eles cumprem o que prometem?
É possível perder peso substituindo uma refeição por um shake para emagrecer?
Como os shakes agem no organismo? Quais refeições trocar por um shake? Há alguma contraindicação? E como podem existir tantas dúvidas sobre os shakes para emagrecer?
É para responder estas pertinentes perguntas que mergulhei no mundo em pó e colorido dos shakes para emagrecer. Pegue seu canudinho!
Do que são feitos os shakes para emagrecer?

Os shakes para emagrecer são compostos em pó que geralmente contém carboidratos, como a maltodextrina, com a adição de diversos nutrientes que variam dependendo da marca.
Na maioria das vezes os shakes para emagrecer contém diversas vitaminas e minerais como zinco, cromo e ferro, além dos sabores artificiais sem adição de açúcar, por isso tem a perda de peso garantido.
Como os shakes para emagrecer agem no organismo?
Para resumir, os shakes para emagrecer enchem o estômago de ar. Isso mesmo! Os médicos com quem conversei dizem que a maltodextrina, que é feito à base de amido de milho, e a albumina, a chamada “proteína do ovo”, têm digestão lenta e ajudam a “inflar” outro ingrediente dos shakes para emagrecer, a goma guar. Por isso depois de tomar um copo de shake, as pessoas sentem-se saciadas.
Os shakes para emagrecer tem efeitos colaterais?
Quem toma os shakes para emagrecer costuma soltar muitos gases por culpa da albumina. Esses shakes também são pobres em gorduras e fibras, o que torna o intestino mais preguiçoso. Por isso mesmo há toda uma linha de produtos que acompanham o pó para shake, como cápsulas de fibras e barrinhas de cereais.
Quais refeições devem ser trocadas pelos shakes para emagrecer?
A recomendação é que os shakes para emagrecer devem ser substitutos das refeições menos calóricas, como o café da manhã e o jantar.
Como tomar os shakes para emagrecer?
Com o auxílio de um canudo. Brincadeira! Os shakes para emagrecer precisam de um certo ritual para que a perda de peso desejada seja alcançada.
- Comece a trocar as refeições pelos shakes para emagrecer às segundas;
- Tome um copo grande de shake sempre acompanhado de fibras;
- Seja moderada nas refeições sólidas e escolha os alimentos mais saudáveis e leves;
- Não passe a viver à base de shakes para emagrecer! Use por duas ou no máximo três semanas e depois volte à rotina alimentar, de preferência menos calórica.
Um alerta: não tome shakes para emagrecer sem o conhecimento de seu médico e inclua atividades físicas durante a dieta com shakes.