Como utilizar alvejantes sem manchar as roupas

Limpadores à base de água sanitária são potentes, mas exigem cuidado no uso.

Se você usa muitas roupas brancas ou se já teve que lidar com uma mancha difícil de retirar do tecido, com certeza, já contou com alvejantes para deixar tudo limpo e novo em folha, não é? Eles são ótimos e cumprem muito bem suas funções.

O problema é que os alvejantes são muito potentes e podem danificar as peças na hora de lavar roupa. Manchas e desgaste dos tecidos são as principais reclamações de quem faz uso desses produtos.

Então, para não errar mais, hoje você vai descobrir a forma correta de usar os alvejantes. Confira!

Qual a composição do alvejante?

Na química, os compostos alvejantes vão agir na redução de compostos. Eles são os principais produtos para remover manchas e sujeiras difíceis. O resultado são peças brancas bem clarinhas, mas a vantagem vem também para as peças coloridas, que têm seus tons reavivados. 

Alguns produtos contêm cloro, mas, hoje em dia, já existem opções sem, que podem danificar menos os tecidos. Ou seja, uma sugestão é usar a versão com cloro nas roupas brancas e a sem cloro para as coloridas. Assim, é possível aproveitar todo o poder dos alvejantes, mas sem afetar as cores das roupas.

Alvejante e água sanitária são a mesma coisa?

usar alvejantes sem manchar roupa

Não. A água sanitária é um composto que pode ou não estar presente nos alvejantes. 

Quando falamos em produtos com cloro, estamos nos referindo a itens com água sanitária. O outro tipo é o produto à base de água oxigenada.

Ao comprar um alvejante à base de água oxigenada, você consegue conservar melhor os tecidos e suas cores, já que ele é um produto menos agressivo. Além disso, os únicos produtos que podem ser misturados junto do sabão em pó na máquina de lavar são os compostos com água oxigenada.

Já o alvejante à base de água sanitária é indicado somente para roupas totalmente brancas. Se você aplicá-lo nas peças coloridas, pode esperar peças manchadas ou desbotadas. Ou seja, é um produto abrasivo.

Como usar alvejante corretamente

Primeiro, separe as roupas brancas das coloridas. Faça o mesmo com as roupas de tecidos delicados, que, assim como as roupas de cor, devem ser lavados com alvejante à base de água oxigenada.

Depois, coloque em um balde as roupas brancas com manchas em uma mistura de água e alvejante com cloro. Deixe agir por 15 minutos, enxágue bem para tirar todo o produto e coloque as peças na máquina para lavar.

As roupas coloridas podem seguir o mesmo padrão de ficar de molho em água com alvejante líquido sem cloro por 15 minutos e depois irem para a máquina. É rápido, mas não a única forma de tirar manchas.

Os alvejantes à base de água oxigenada já aparecem em versões em pó, que tornam o processo ainda mais prático. Basta colocar a roupa para lavar na máquina e acrescentar uma medida do produto ao sabão em pó e seguir com a lavagem normal.

Quando os alvejantes não são indicados?

Produtos com ou sem cloro não devem ser usados em recipientes ou objetos metálicos. Falando em termos químicos, o metal reage com os componentes do alvejante e libera resíduos na água e, consequentemente, nas peças de roupa.

Da mesma forma, não é recomendado usar na mesma lavagem alvejante à base de cloro com detergentes que contenham enzimas. Então, fique ligado na ficha técnica do produto para saber o que pode ou não.

O melhor é sempre ler as indicações que vêm nas etiquetas de cada peça de roupa. É uma ajuda para quem não conhece bem os tecidos e não sabe se eles podem ser submetidos a determinadas misturas de produtos ou a temperaturas mais altas na hora da lavagem, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *