Dicas para aumentar a durabilidade do pneu

Você já pensou que um veículo sem pneus seria inútil? As rodas de um carro requerem cuidados especiais e constantes, mas nem sempre recebem a atenção necessária. Neste artigo vamos contar algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu. Venha conferir!

Os pneus de um veículo não suportam apenas o peso do carro, mas também as condições da superfície pela qual trafega, que podem causar desde deformações até furos. Felizmente, existem algumas dicas que permitirão prolongar a vida útil dos pneus.

Dicas para aumentar a durabilidade do pneu

Se você deseja começar a economizar e evitar comprar pneus novos em curta frequência e diminuir o custo, precisa conhecer as principais dicas para aumentar a durabilidade do pneu de seu veículo:

Pressão ideal do pneu

Pode ser que, em tempos de quarentena e trabalho remoto, você use cada vez menos seu carro. Por uma questão natural, os pneus vão baixar a pressão e quando voltar a usá-lo, a primeira coisa que deve fazer é regular a mesma.

No entanto, essa não é a única vez que você deve fazê-lo. Mesmo que você use seu carro diariamente, a pressão dos pneus tende a cair com o uso, então o ideal é que você possa verificar a pressão a cada 15 dias. 

Os veículos mais modernos podem nos dizer, através de uma luz de advertência no painel de instrumentos, que os pneus não estão com a pressão correta. Mas para os modelos mais antigos, basta conferir no manual ou no próprio veículo. 

Ter pneus com a pressão adequada, vai aumentar a durabilidade do pneu, mas você também pode dirigir com mais segurança e até economizar combustível. Para saber a pressão correta dos seus pneus, consulte o manual do fabricante ou verifique o adesivo que geralmente fica colado na porta do motorista.

Características do pneu

Ao visitar ou acessar o site de uma loja de pneus para comprar modelos novos, precisamos ter em mãos as características específicas do modelo que desejamos adquirir, por exemplo pneu 205 55 r16 da marca michelin.

como aumentar a durabilidade do pneu

Um aro de perfil pode ter uma pequena vantagem se falarmos de condução urbana. Pelo menos nas pistas da nossa cidade, buracos e quebras de mola que são constantes, então obter o pneu adequado fará com que esteja mais preparado para enfrentar esses percalços.

Caso contrário, se o seu veículo estiver com um pneu de perfil baixo, você deve ter um cuidado especial ao passar por buracos ou quebras de mola, pois eles podem deformar e até comprometer o aro, prejudicando o desempenho em aumentar a durabilidade do pneu.

Cuidado ao estacionar

Para aumentar a durabilidade do pneu, independentemente do perfil do seu pneu, você deve ter cuidado ao estacionar em paralelo. Em muitas ocasiões, com o desejo de ficar o mais próximo possível da guia, poderíamos esbarrar nos pneus com a plataforma. Isso pode não apenas causar deformações no pneu, mas também arranhar os aros.

bolhas no pneu

Uma recomendação para esses casos é mover o retrovisor direito para baixo, assim você perceberá que suas rodas estão a uma distância segura da guia. Um truque infalível para aumentar a vida útil de um pneu.

Evite altas velocidades

Quando um veículo está constantemente em alta velocidade, haverá um aumento do atrito dos pneus contra a superfície, causando desgaste prematuro. Então, se você estiver na estrada, por exemplo, tente aumentar sua velocidade progressivamente até atingir o limite de velocidade.

carro comprar seguranca

Além disso, você deve evitar frenagens repentinas, pois elas causam o mesmo atrito. A condução agressiva pode reduzir a vida útil do pneu em até 80%.

A importância da rotação de pneus

pneu novo trocar

Para que o desgaste dos pneus seja regular, os fabricantes recomendam o rodízio dos pneus a cada 5 a 10 mil quilômetros para aumentar a durabilidade do pneu. O rodízio de pneus costuma estar incluso na manutenção preventiva, por isso é importante manter seus pneus em dia.

Uma boa lavagem 

Se você foi viajar ou tem um SUV e foi fazer algum off road, é importante que os pneus sejam especialmente tratados na hora da lavagem e isso inclui a limpeza da parte interna dos pára-lamas. O acúmulo de sujeira ou lama pode desequilibrar os pneus e, assim, reduzir sua vida útil.

De qualquer forma, se você está se perguntando quantos quilômetros dura um pneu, saiba que a vida útil aproximada dos pneus costuma ser de 5 a 10 anos. No entanto, isso dependerá de seus hábitos de condução e do que o pneu suporta.

São vários os cuidados que devemos ter em conta para aumentar a durabilidade do pneu, mas igualmente ou mais importante é fazer a manutenção periódica do nosso carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.