Cachorros na praia: saiba quais são os cuidados necessários

Cuidados começam antes da viagem e terminam na volta para casa

Com as temperaturas mais altas, é natural bater aquela vontade de ir para a praia. Como um bom dono, seu fiel companheiro de quatro patas vai te acompanhar na aventura. Mas será que cachorros e praia combinam?

A resposta é sim, e você pode levar cachorros de raça ou SRD para passearem e curtirem o momento, com a condição de tomar alguns cuidados. A ideia é tornar o passeio agradável para você, para o pet e para todos que curtem a areia e o mar.

Cachorros na praia
Cachorros na praia: saiba quais são os cuidados necessários 4

Praia pet friendly

O primeiro passo para levar o cão para a praia é optar por locais pet friendly. Nem todas as praias permitem a presença dos animais e você precisa cumprir a regra. O local libera cães? Veja se eles podem caminhar ou só devem ficar no colo do dono.

Ao se atentar aos detalhes, você evita problemas. Mas saiba que deixar o cão solto nem sempre é interessante, mesmo ele sendo amigável.

Vacinas e vermífugos em dia

A praia pode trazer doenças para o seu amigo, assim como qualquer outro lugar ao ar livre. Para poder viajar com você, é importante que ele esteja com todas as vacinas em dia. Além disso, dê também os remédios contra vermes.

Assim, seu companheiro canino fica protegido, porque, apesar de todos os cuidados, ainda existem animais de rua que frequentam o espaço e podem estar doentes.

Placa de identificação

Cão na praia precisa estar devidamente identificado. Com isso, é indicado que ele esteja usando uma coleira com placa de identificação. O objetivo é evitar transtornos caso ele escape ou se afaste muito.

Na plaquinha, além do nome do animal, coloque um telefone, preferencialmente o seu celular ou WhatsApp, para ser mais fácil contatá-lo.

Objetos do cão

cachorro remedio carrapato
Cachorros na praia: saiba quais são os cuidados necessários 5

Se você precisa levar objetos pessoais para a praia, seu cão também vai precisar das coisas dele. Leve, além da guia e coleira, potes de comida e água, brinquedos, colchonete e o saquinho cata-caca.

Uma toalha também é útil, caso o animal entre na água ou fique brincando muito na areia, pois vai ajudar a limpá-lo antes de voltar para o carro.

Avalie os riscos

Qualquer lugar ao ar livre pode ter riscos, então, é válido socializar seu cão. Ele pode se sentir ameaçado com outras pessoas e animais. A observação também é importante antes de soltá-lo da guia, já que há quem não goste de ser recebido por um cão brincalhão e animais mais territorialistas.

O ambiente está mais calmo e seu pet é tranquilo? Solte a guia, mas fique por perto e chame-o quando se afastar demais.

Tome cuidado com o sol

caes grandes
Cachorros na praia: saiba quais são os cuidados necessários 6

Os raios solares não são prejudiciais apenas para os seres humanos, os cães também precisam de cuidados com banhos de sol. No caso da praia, leve um guarda-sol e mantenha o cão deitado embaixo dele.

Outras dicas incluem passar protetor solar para cães, mantê-lo bem hidratado e evitar os horários de sol intenso. O horário ideal de praia com os pets é antes das 10h e depois das 16h.

Pós-praia

Apesar do dia divertido, em algum momento chega a hora de retornar para casa. E os cuidados pós-praia começam ainda no carro. Primeiro, passe uma boa toalha nos pelos do animal, para secá-lo. Ele é peludo? Uma escovada rápida ajuda a remover a areia.

Depois, ao chegar em casa, é válido dar um bom banho com shampoo antipulgas e carrapatos. A ideia é prevenir doenças e limpar os pelos do animal dos restos de sal (da água do mar) e areia. 

Viu como a praia pode ser liberada para os cães? O essencial é pensar no bem-estar deles e seguir todos os cuidados acima, assim, a diversão é garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.